Como cultivar a Planta Zamioculca dentro de casa?
A Zamioculca é uma planta tropical perene nativa da África oriental. Seu apelido ZZ deriva de seu nome botânico, Zamioculca zamiifolia, e você também pode conhecê-la como joia Zanzibar ou palmeira aroide. A Zamioculca é uma planta ornamental comum com folhas verde-escuras cerosas e ovais. As plantas ZZ são extremamente tolerantes à seca devido aos seus rizomas, que são caules de plantas subterrâneas que não apenas criam raízes e brotos, mas também armazenam água e nutrientes benéficos.
Replante a Zamioculca a cada primavera. O reenvasamento é necessária uma vez que uma planta Zamioculca supera seu vaso e fica presa à raiz, o que significa que suas raízes tentam escapar pelos orifícios de drenagem no fundo do vaso aí é a hora do replantio, uma vez que a estação de crescimento começa na primavera. Normalmente, você não precisará fazer o replantio da Zamioculca nos seus primeiros cinco anos de vida.
As plantas Zamioculcas são de baixa manutenção e não devem exigir muito comprometimento de tempo.
Contanto que você siga estas dicas simples de cuidados com a Zamioculca, vai manter sua planta em casa prosperando.
Forneça a Zamioculca a luz indireta brilhante. Elas são ótimas plantas de interior porque
toleram condições de pouca luz, mas crescem mais rapidamente sob luz indireta brilhante. Elas também prosperam sob luzes fluorescentes, tornando-as uma escolha popular de planta para escritórios. Para evitar folhas queimadas, evite colocar sua planta sob luz solar direta.
Plantio
Use uma mistura de envasamento solta em um recipiente com orifícios de drenagem. Uma mistura de vasos padrão de alta qualidade deve ser suficiente para uma planta Zamioculca, desde que tenha boa drenagem. Para um meio de cultivo ainda mais eficaz, tente misturar três partes de mistura de vasos padrão com uma parte de mistura de substrato para suculentas. Certifique-se de colocar sua mistura de envasamento em um recipiente com orifícios de drenagem para que a água possa escapar.
Deixe o solo secar entre as regas. Os rizomas de uma Zamioculca armazenam água, tornando-a tolerante à seca. Na maioria das condições de crescimento, você só precisará regar a Zamioculca uma vez a cada duas semanas (potencialmente mais se sua planta estiver sob luz forte e em um clima mais quente). O excesso de água é mais problemático do que a submersão e pode levar ao amarelecimento das folhas e à podridão das raízes.
Use um fertilizante líquido para plantas de interior. As Zamioculcas podem prosperar sem fertilizantes, mas são de crescimento lento, portanto, o uso de fertilizantes acelerará o crescimento. Use um fertilizante líquido diluído para plantas domésticas uma vez por mês após a rega, mas apenas durante a estação de crescimento (normalmente de abril a agosto).
Manter os níveis médios de temperatura e umidade. As Zamioculcas crescem melhor entre 16 e 25 graus em um ambiente com umidade média.
Mantenha sua planta Zamioculca fora de temperaturas abaixo de 8 graus e considere colocá-la perto de um umidificador se o ar estiver seco, principalmente no inverno.
Monitorar infestações de pulgões.
As Zamioculcas são resistentes a quase todas as pragas, mas, em casos raros, podem ser atacadas por pulgões. Infestações de pulgões são mais prováveis de ocorrer se sua planta Zamioculca estiver ao ar livre durante os meses mais quentes. Os pulgões fazem com que as folhas das plantas Zamioculca formem manchas amarelas cobertas por uma substância pegajosa. Para livrar sua planta de pulgões, pulverize-os com um spray forte de uma mangueira de jardim e corte todas as folhas doentes. Evite usar produto de brilho de folhas. Pode ser tentador usar um produto de brilho de folhas para dar à sua planta Zamioculca folhas extra brilhantes, mas o brilho das folhas obstruirá os poros da planta Zamioculca (chamados estômatos) e impedirá que absorvam oxigênio. Mantenha as plantas Zamioculca fora do alcance de crianças e animais domésticos. As plantas Zamioculca contêm oxalato de cálcio, que é tóxico quando ingerido e pode causar problemas intestinais dolorosos.
Como Propagar a Zamioculca
Propagar suas plantas Zamioculca é uma maneira simples e barata de adicionar novas plantas Zamioculca ao seu jardim doméstico. Você pode propagar por divisão ou com estacas de folhas.
Para propagar por divisão, espere até precisar reenvasar sua planta. Depois de remover a planta do vaso, simplesmente divida o sistema radicular do rizoma em duas porções e plante cada uma em seu próprio recipiente.
Para propagar usando estacas de folhas, corte um caule contendo pelo menos duas folhas de uma planta Zamioculca madura. Plante o corte em uma profundidade rasa em um novo recipiente com uma mistura de envasamento úmida. Coloque sua planta propagada em um local quente que receba luz indireta brilhante e regue-a ocasionalmente quando o solo secar. Este é um método de propagação mais lento do que a divisão, e pode levar de quatro meses a um ano inteiro para o desenvolvimento de novos rizomas.